Gestão do tempo. 4 passos certeiros para organizar sua casa e sua vida.

“A sensação que tenho é que corro o dia inteiro e não chego a lugar algum. Não tenho tempo para nada”! Isso soa familiar? Calma!  Existe uma solução, uma formula magica chamada gestão do tempo.  

Se não houver gerenciamento de nossas tarefas, torna-se complicado atender as nossas demandas diárias, inclusive  os afazeres domésticos que exige tanto de nós e não sobra tempo para aproveitar com a família.

O que é gestão do tempo?

Gestão do Tempo: a arte de organizar a vida de forma a controlá-la e evitar perdas de tempo. Quando aprendemos a gerir o tempo, é possível identificar o que é mais importante, estabelecer prioridades, isso implica em um melhor desenvolvimento do nosso trabalho. 

Planejamento

Não acorde pela manhã sem saber o que irá fazer. Para não ficar perdendo tempo sem ter ideia por onde começar faça um planejamento na noite anterior. Esse planejamento é muito importante, pois ajudará você realizar todas as tarefas que precisa sem deixar de lado alguma importante e evitará perder tempo com outras sem importância. Isto é disciplina

Estabeleça metas e horários

Evite perder tempo passando longas  horas navegando na net, vendo tv ou até mesmo  fofocando com as amigas, seu tempo é valioso e não deve ser desperdiçado. Aprenda a organizar-se de forma a cumprir metas e horários.  Francamente é péssimo quando alguém nos cobra por algo que não conseguimos realizar dentro do prazo. Em casa também não é diferente. Quanto mais você se organiza mais tempo lhe sobra para sua família e para fazer as cosas que você gosta.

Estabeleça regras

Reserve um dia na semana para fazer a limpeza pesada. Depois é só conservar essa limpeza diariamente.

Delegue  tarefas aos seus filhos, como arrumar a própria cama, não deixar objetos pessoais espalhados pela casa, secar o banheiro após o banho. Organizar os brinquedos apos as brincadeiras.  

Coloque um cesto no banheiro destinado às roupas sujas.

Enfim você não precisa fazer tudo sozinha, isso também serve para disciplinar os filhos. Monte estratégias que facilitarão seu trabalho no dia-a-dia. Como vimos antes, tempo é precioso.

Priorize as tarefas mais difíceis

Costumamos adiar  tarefas  desagradáveis, começamos sempre pelo que mais gostamos de fazer, então depois realizamos as mais difíceis. Temos duas opções, fazemos mal feito  ou adiamos, quase sempre ficamos com a segunda. Resultando em mais trabalho.

Quando priorizamos as tarefas difíceis estamos mais propensas a alcançar êxito na conclusão do trabalho final. Se tiver dificuldade em alguma tarefa, procure aprender sobre ela, existem milhões de tutoriais espalhados pela net. 
Viu só é tudo uma questão de disciplina, estabeleça essas regras e apegue-se a elas só então depois de cumpri-las premie-se fazendo as coisas que você tanto gosta.

Um abraço e até o próximo post.