Apego Seguro. A importancia da base segura no desenvolvimento infantil

 

Apego Seguro é um termo importante que toda mãe deve conhecer. Se você está gravida, ou acabou de dar à luz, precisa conhece-lo imediatamente. Afinal esse vinculo tem um papel essencial no desenvolvimento de uma criança.

Trata-se de uma teoria  que  explica sobre a importância  da relação  inicial  entre uma criança e sua mãe.

Ficou interessada no assunto e quer aprender como iniciar uma relação segura com seu bebê?  Nesse post vou te ensinar como conseguir isso de maneira natural e espontânea.

 

Teoria do Apego

A teoria do apego de Bowlby descreve a importância da relação inicial que se desenvolve entre o bebê e seu cuidador principal. Esse vínculo afetivo, denominado apego, oferece as bases para o desenvolvimento social, emocional e até mesmo cognitivo. Além disso, as relações de apego continuam a influenciar ideias, sentimentos, motivos e relações íntimas ao longo da vida.

(Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância)

 

Quando sua relação com seu filho se inicia de forma adequada, você esta oferendo à ele,  a base emocional para o convívio social com as outras pessoas importantes para a vida dele.

Agora que você já sabe da importância do apego, vamos ver de que maneira se cria esse vínculo.

Formação do apego seguro

Durante a  gravidez,  você aprendeu que os bebês nascem com fortes necessidades a serem supridas.
Talvez o que você ainda não saiba é da importância dessas necessidades serem atendidas adequadamente. O quanto isso é fundamental para o desenvolvimento emocional, físico e neurológico do seu filho.

Quando seu  bebe sente que há algo o incomodando recorre à você  em busca de proteção e consolo.  A medida que você atende seu “pedido de socorro”, vai se  formando esse apego seguro. Ele precisa de você e você está lá para atende-lo.

Ou seja , a maneira natural de se criar essa relação saudável com seu pequenino,  está relacionada à maneira com que você supre as necessidade dele. Coisas básicas como amamentar, dar banho, trocar as fraudas são poderosas formas de criar esse laço afetivo. Então quando voce tiver que despertar em plena madrugada, com aquele chorinho vindo do berço, lembre-se que voce está criando a base segura, não desanime! Vai valer a pena!

A melhor parte?

Uma vez que você oferece a base segura, garante á seu filho segurança em seus relacionamentos futuros, em seu convívio social.  Ele terá um bom comportamento na escola, com os professores e amiguinhos. Você estará livre de reclamações e “dores de cabeça.”

Posso falar com propriedade sobre isso pois nunca enfrentei esse tipo de problemas com meus filhos. Pelo contrario, nas reuniões escolares, recebia elogios dos professores. Tenho uma criança e uma adolescente em fase escolar e quatro já estão na fase adulta. Como eu consegui isso? Criando a base segura. Eles sempre podiam contar comigo! E até hoje quando enfrentam alguma dificuldade sabem a quem recorrer.

A importância do toque físico

Uma das maiores necessidades de um recém nascido é a do contato pele a pele. Seu bebe precisa do seu toque do seu carinho. Beijar, abraçar, pegar no colo, são mais que simples gestos de carinho são formas de desenvolver a saúde emocional do seu filho. Ele sabe que pode confiar em voce, e não está sozinho.
Além disso, o toque físico é essencial para acalmar o bebe.
Os problemas de cólicas, por exemplo, são facilmente resolvidos com uma boa massagem.
A dica é esteja sempre disponível quando seu bebe solicitar contato. Ele precisa disso, aproveite o momento do banho, a hora da alimentação para oferecer isso à ele.

A importância da Alimentação

A alimentação é uma maneira poderosa de se iniciar uma relação segura com seu bebê.

Aleitamento materno

O aleitamento materno é sem duvida nenhuma a forma mais eficiente de suprir as necessidades emocionais do seu bebe. Além de fornecer os suprimentos essenciais à saúde, oferece a proteção e a proximidade que ele tanto precisa.

Isso acontece porque, enquanto você o aconchega em seus braços para amamenta-lo, está trazendo-o para mais perto de você. Esse contato é uma maneira poderosa de suprir essa necessidade.

Eu recomendo fortemente que “se você não tiver nem um problema para produzir o leite” claro!  Amamente seu bebê. O leite materno evita infecções e alergias. Sem falar na praticidade, que já está pronto, na temperatura adequada. Pense nisso!

O uso correto  de mamadeiras

Se por algum motivo você não tiver condições para amamentar, ainda assim, é possível construir a relação segura através do ato de alimentá-lo. Desde que  algumas medidas sejam tomadas.

Quando for alimentá-lo posicione a mamadeira ao lado do peito, permita que ele se aconchegue em seus braços do mesmo modo que estaria se tivesse mamando em seu peito.

Dê carinho e atenção durantes as mamadas, interaja, converse com ele e chame sua atenção para você.

O choro é a forma de comunicação do bebe

Bebes não sabem falar, a maneira que encontram de expressar que algo não vai bem, é através do choro, voce precisa descobrir qual é a necessidade que ele está tentando expressar.

Sei que na pratica isso é bem mais complicado que na teoria. É desesperador quando você faz de tudo e não consegue acalmar o  criança.

No entanto é extremamente necessário que você se acalme primeiro. Então com muita paciência, amor e compreensão conseguirá acalma-lo facilmente, respire fundo e mãos a obra.

Apesar de ser desafiador no começo, o processo de construção da base segura é mais simples do que você imagina. Tudo o que precisa é exercer seu dom natural, dado por Deus Esse é o seu momento de ser mãe, aproveite isso!

 

referencias

http://www.enciclopedia-crianca.com/apego/sintese

http://www.attachmentparenting.org/principles/introduction